Um bug no Google Chrome pode permitir que pessoas mal-intencionadas tenham acesso ao microfone do computador sem a permissão do usuário. O especialista em software Guy Aharonovsky publicou um vídeo em seu canal no YouTube mostrando como o processo funciona no navegador dos internautas.

O erro no navegador do Google permite que hackers transformem um site inteiro em um microfone grande e transparente, que não pode ser notado. Quando o usuário clica sobre a imagem cinza, começa a ser gravado sem sequer ter qualquer noção de que seu microfone está sendo acessado. O problema ocorre mesmo para quem bloqueia qualquer acesso ao microfone através das configurações do browser.

O bug explora a antiga API de voz do Chrome, que não indica o uso do microfone na barra de endereços, mas apenas através de um elemento de discurso que é uma espécie de bolha, capaz de ser alterada para qualquer tamanho e opacidade, além de poder ser colocada para fora do campo de visão do usuário. Ou seja, o aviso pode ser colocado no modo invisível, de maneira que nunca se saiba que o microfone está sendo usado no browser.

Guy Aharonovsky demonstrou o erro em um vídeo no Facebook na versão para Mac OS X do Google Chrome, mas assegurou que o problema pode acontecer em qualquer uma das versões do programa. Segundo seu post, Aharonovsky afirmou que o erro já foi reportado à gigante de buscas para correção.

Via: techtudo

 

Rodolfo

Rodolfo

Rodolfo Cr é Engenheiro da Computação, especialista em Pentester em aplicações e Proteção em Servidores Linux e programador em algumas Linguagens. Membro da Roothc com intuito de divulgar e acrescentar conhecimento na área da computação com foco em segurança da informação.
Rodolfo

Latest posts by Rodolfo (see all)