Olá pessoal

“Infringir o termo que proíbe acesso via internet do Brasil é suficiente para a existência de consequências jurídicas”,afirma Cristina Sleiman, advogada especialista em direito digital, sobre quem acessa serviços de streaming de música (como Spotify, que não está plenamente disponível no país) ou de vídeo (como o Netflix).

Apesar de a internet ser um território livre, vários conteúdos (sobretudo vídeos) são bloqueados para determinadas regiões em função de direitos autorais. Para superar essas barreiras, alguns serviços pagos conseguem simular o acesso de usuários como se estivessem em outros países por meio de um recurso chamado VPN (rede privada virtual, na sigla em inglês). Apesar da proposta vantajosa, nem sempre o uso desses recursos é considerado legal.

“Funciona como uma espécie de túnel. Em vez de mandar a informação direto de seu computador para outro aparelho, a VPN cria um ‘envelope’ para esconder o endereço de origem”, explica Daniel Dias, arquiteto de soluções de tecnologia da Cisco (empresa da área de telecomunicações).

Aplicações: Tunnel Bear, Hot Spot Shield, StrongVPN, OpenVPN e VPN Authority, são alguns dos programas disponíveis de VPN.

Vantagens de VPNs:

Esconder sua localização geográfica
Baixar Torrent sem o risco de ser pego
Ter acesso a conteúdo de música e vídeo restrito somente em outros países
Cortar a onda do traffic shaping das empresas de telefonia: (NET VIRUA)
Furar barreiras de segurança de empresas
VPN em redes Wi-Fi públicas

 

Fontes: bol.uol , revolucao.etc.br

 

Rodolfo

Rodolfo

Rodolfo Cr é Engenheiro da Computação, especialista em Pentester em aplicações e Proteção em Servidores Linux e programador em algumas Linguagens. Membro da Roothc com intuito de divulgar e acrescentar conhecimento na área da computação com foco em segurança da informação.
Rodolfo

Latest posts by Rodolfo (see all)

  • Sergio Henrique Martim

    Olá! Tenho uma pequena dúvida. Minha banda é fornecida pela empresa NET VIRTUA e eles cortaram a conexão por falta de pagamento.
    Eu uso um programa chamado SoftEther VPN Client Manager para ter acesso a internet de outros países. Sendo assim, eu burlo o sistema da NET?
    O Modem, e o cabeamento que me fornece sinal, são deles.
    Estou cometendo crime ao fazer isso?
    Gratidão,
    Aguardando resposta.
    Abraço!