images

Pessoal, nesse post iremos abordar um passo-a-passo de como instalar e realizar as primeiras configurações de um servidor storage FreeNas. Mas caso você esteja se perguntando, “Que negócio é esse de FreeNas e Storage?”, calme, antes de começar a colocar a mão na massa, vamos entender o que é isso tudo.

Explicação Teórica do NAS

NAS (Network Attached Storage) ou comumente chamado de Storage, é uma unidade dedicada exclusivamente ao armazenamento de arquivos em uma rede de computadores. Esses dispositivos são muito utilizados em empresas que necessitam de um servidor interno para guardar documentos e outros itens que são compartilhados.
Fonte: Tecmundo

Explicação Teórica do FreeNas

FreeNas é um Storage (NAS) livre e de código aberto com suporte à: CIFS (Samba), FTPNFS, rsync, protocolo AFP, iSCSI, S.M.A.R.T., autenticação local de usuários, RAID (0,1,5) via software e com uma configuração baseada em internet. OFreeNAS usa menos que 64MB de espaço para a instalação em um CompactFlash, disco rígido ou pen drive USB. FreeNAS é atualmente distribuído em forma de imagem ISO e código fonte.

Descrição do Ambiente de Laboratório

Estamos utilizando uma VM (Virtual Machine) no VirtualBox com 512 Mb de Ram, 1 core do processador Core2Duo e 3 Discos Virtuais, sendo eles um de 2 Gb e dois discos de 20 Gb cada.

Baixando o FreeNas

Bem antes de começar a fazer qualquer coisa precisamos obter a ISSO de instalação, para isso acesse a página de download do FreeNas  e baixe a ISSO de acordo com a arquitetura do seu hardware. Veja a imagem abaixo:

Download-Freenas1

Instalando Passo-a-Passo

Depois de baixar a ISO vamos começar a instalação do FreeNAs, antes é necessário criar uma VM no VirtualBox, caso não saiba como acesse: Criando uma VM no VirtualBox. Depois de iniciar a VM com a ISSO no drive será apresentada a seguinte tela.

Tela-inicial-freenas

Após o carregamento do sistema será mostrada a tela com a opção de instalação e/ou atualização, selecione a primeira opção e dê enter.

Tela-install-freenas-1

Depois você verá uma tela com os discos contidos na VM, selecione o disco de 2 Gb e pressione enter.

Tela-install-freenas-2

Depois de selecionar o disco você será questionado se realmente deseja instalar o sistema nesse HD e é avisado que todos os dados contidos nele serão apagados, selecione Yes e é so esperar o sistema ser instalado, é tudo bem rápido.

Tela-install-freenas-3

Quando a instalação terminar você será informado que tudo ocorreu bem, dê OK, remova a ISO e reinicie a VM.

Tela-install-freenas-5

Depois que você reiniciar a VM é só esperar o sistema ser carregado, será apresentada a tela abaixo, verifique o IP que o FreeNas recebeu e acesse esse IP pelo seu navegador de preferência.

Tela-install-freenas-6

Quando você acessar o FreeNas pelo navegador, você será solicitado para criar uma senha para o usuário root, assim como a imagem abaixo.

Tela-web-freenas-6

Depois que você acessar página inicial do FreeNas clique em “Settings” e mude as configurações básicas de acordo com suas preferências, na imagem abaixo nós alteramos as configurações de protocolo, endereço de acesso, idioma, teclado e hora.

Tela-web-freenas-7

Conclusão

Pronto, seu Storage FreeNas já está instalado e pronto para ser usado, lógico que ainda será preciso configurar os serviços nele, mas não se preocupe, nos próximos posts nós iremos abordar a configuração desses serviços. Espero que tenham curtido. Não esqueçam de curtir nossa página no Facebook e comentar. Abraços e até a próxima.

Oliveira Lima

Oliveira Lima

Oliveira Lima atua na área de segurança da informação há 10 anos, especialista em Pentest, Analise de vulnerabilidades e Hardering. Dedica-se também a pesquisas e analise de malware. Criou o Blog roothc.com.br, com intuito de manter o publico atualizado sobre noticias do mundo Linux e hacking, alem de dividir conhecimentos e propor debates.
Oliveira Lima