Depois de uma madruga de pesquisas, resolvi dar uma passeada no face antes de dormi e encontrei um post no grupo Software Livre Brasil, informando que o TrueCrypt, assim como o XP, havia “parado”. Triste não ?! eu gostava da ferramenta, me lembro que o TrueCrypt ganhou destaque em 2010, quando a policia apreendeu o HDs do banqueiro Daniel Dantas para investigação e se deparou com tudo criptografado, segundo as noticias um dos programas utilizados era o TrueCrypt; ainda segundo a midia, nem mesmo o FBI conseguiu quebrar a criptografia, será? se você quiser conhecer mais um pouquinho do caso em questão, é só conferir a matéria.  Para quem não conhece, o TrueCrypt é um aplicativo de código aberto para Windows, Mac e Linux que cria volumes criptografados que podem ser montados como unidades virtuais.

O fim do TrueCrypt foi de fato uma surpresa, não havia nenhum sinal que o aplicativo seria “abandonado”, e para o mistério ficar ainda melhor, os desenvolvedores do TrueCrypt são desconhecidos e não publicaram nenhuma informação adicional. Recentemente rolou uma auditoria no código para garantir que a aplicação era segura, não continha falhas nem backdoor.

 

Enfim, nos resta apenas seguir as palavras do companheiro Hélio Loureiro: “Baixe os fontes, e crie seu próprio fork então:

 http://sourceforge.net/…/truecrypt/files/TrueCrypt/Other/”.

É isso ae mãos a obra…

 

Para mais informações clique aqui

 

Oliveira Lima

Oliveira Lima

Oliveira Lima atua na área de segurança da informação há 10 anos, especialista em Pentest, Analise de vulnerabilidades e Hardering. Dedica-se também a pesquisas e analise de malware. Criou o Blog roothc.com.br, com intuito de manter o publico atualizado sobre noticias do mundo Linux e hacking, alem de dividir conhecimentos e propor debates.
Oliveira Lima