Gmail está mais seguro também contra a espionagem devido às mudanças feitas pelo Google. A partir desta quinta-feira (20), o serviço de e-mail passará a utilizar, sempre, o padrão HTTPS para conexões e terá criptografia nos servidores internos, para todas as mensagens do correio eletrônico.

O que essas mudanças significam é que, a partir de agora, será mais difícil “bisbilhotar” o e-mail de alguém. Para entender melhor, o HTTPS significa que a conexão é mais segura e que são necessárias verificações de servidor e cliente, por meio de certificados digitais. Por isso, leva um “S” de “Secure” (Seguro) além do padrão comum de conexão à Internet (HTTP).

Assim, os riscos de sofrer ataques “no meio do caminho” são reduzidos, o que evita até “escutas ilegais”, que permitem que hackers interceptem informações sigilosas dos usuários. Essa barreira virtual de segurança é usada no Gmail desde 2010 como padrão, mas agora está em todo e qualquer movimento feito pelo usuário em sua conta, desde verificar a caixa de entrada até enviar mensagens.

A criptografia interna completa o pacote de medidas de segurança e privacidade. Agora, 100% do conteúdo é encriptado pelo Gmail, garantindo que as mensagens estejam seguras não só nos servidores como também nos centros de dados do Google, que trata a nova maneira de lidar com o e-mail como prioridade.

“Nosso compromisso com segurança e confiança do seu e-mail e absoluto e estamos sempre trabalhando em formas para melhorar isso”, garante a empresa.

Para identificar uma página segura, basta observar se o endereço acessado tem o “HTTPS” e um cadeado verde ao lado dele. Se clicar no cadeado, dependendo do navegador usado, o usuário pode ver quais permissões o site exige, se a sua identidade é confirmada e todos os cookies armazenados da página.

Fonte: TechTudo.

Oliveira Lima

Oliveira Lima

Oliveira Lima atua na área de segurança da informação há 10 anos, especialista em Pentest, Analise de vulnerabilidades e Hardering. Dedica-se também a pesquisas e analise de malware. Criou o Blog roothc.com.br, com intuito de manter o publico atualizado sobre noticias do mundo Linux e hacking, alem de dividir conhecimentos e propor debates.
Oliveira Lima