O Mcollective é um framework que te permite trabalhar com orquestração de servidores ou execução paralela de tarefas em seus nodes. Em essência, orquestração significa invocar ações em paralelo em todo o seu parque de servidores de uma forma direta, eficiente e além disto em tempo real. Abaixo o “post” sobre o evento.

O Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal (Cisl) convida você a participar da palestra “Orquestração do seu ambiente linux com Mcollective”, a ser realizada no dia 10 de junho.

Além de criar o puppet, a puppetlabs mantém uma ferramenta livre chamada Mcollective que permite fazer a orquestração do parque de servidores. O Mcollective oferece meios para execução de tarefas em tempo real, de forma paralela, em todo o parque ou parte dele, permitindo manipular diversos aspectos do sistema operacional dos servidores, fazendo isto de forma direta e imediata. Ele faz uma interessante dobradinha com o Puppet, a integração destas ferramentas oferece maior controle e agilidade na gestão dos ambientes computacionais.

Data: 10/6/2014
Horário: 10h às 12h (horário de Brasília)
Local:   assiste.serpro.gov.br/cisl/
Transmissão: A atividade será transmitida via internet pelo serviço Assiste – Vídeo Streaming Livre do Serpro. Para acompanhar, acesse:assiste.serpro.gov.br/cisl/
*Para encaminhar perguntas durante a palestra, escreva para o e-mailcisl@serpro.gov.br, Diáspora – https://diasporabr.com.br/u/cislgovbr, Twitter @CISLGovBR ou Facebook https://www.facebook.com/cislgovbr. Mais informações no portal do Cisl: www.softwarelivre.gov.br. Reveja as palestras técnicas editadas no canal do Youtubehttps://www.youtube.com/user/CISLGov.

Palestrante
Guto Carvalho é administrador de sistemas Unix e Linux com mais de 15 anos de experiência, especialista em gerência de configurações. Possui certificações RHCE, LPIC3 e PCP 201 (Puppet). Atuou em projetos FOSS no ITI, MC, MDA, EBC, Dataprev, Detran/DF e Caixa.

Dica de Oscar Marques.

 

Oliveira Lima

Oliveira Lima

Oliveira Lima atua na área de segurança da informação há 10 anos, especialista em Pentest, Analise de vulnerabilidades e Hardering. Dedica-se também a pesquisas e analise de malware. Criou o Blog roothc.com.br, com intuito de manter o publico atualizado sobre noticias do mundo Linux e hacking, alem de dividir conhecimentos e propor debates.
Oliveira Lima