A TIM, Navita e Samsung anunciaram uma oferta de mobilidade para empresas. Batizada de MDM TIM+Knox, a solução prevê a criação de uma espécie de container virtual nos aparelhos e tablets, que isola os dados corporativos dos pessoais, permitindo que as organizações monitorem, protejam e façam a gestão remota com mais eficiência e segurança dos dispositivos móveis.

Disponível para aparelhos Samsung com sistema operacional Android e homologados para a solução Knox, a TIM é a primeira operadora do mercado a oferecer este serviço para grandes clientes corporativos.

Por meio do software, aplicativos e dados que rodam no container não podem interagir com os demais dados fora deste ambiente corporativo virtual. Isso possibilita aos gestores de TI blindar as informações estratégicas, eliminando os principais problemas associados ao fenômeno Bring your Own Device (BYOD) e reduzindo custos com segurança.

O BYOD prevê a liberação por parte das empresas para os funcionários usarem os dispositivos que mais os agradam para a realização das suas tarefas profissionais. Estima-se que o número de malwares para dispositivos com sistema operacional Android aumentou em até três vezes de 2012 para 2013, atingindo 1 milhão de ocorrências.

O MDM TIM+Knox é modular, ou seja, tem duas ofertas disponíveis para contratação, de acordo com a necessidade do cliente. A opção com funções básicas de gerenciamento inclui, entre outros benefícios, wipe remoto, recurso que permite ao cliente apagar de forma remota as informações de seus smartphones e tablets, em caso de roubo ou furto.

Já o pacote com funções avançadas traz como diferenciais a instalação em nuvem, além da que ocorre no ambiente do cliente; gerenciamento dos dados pela Navita, o Geofencing (atribuição de políticas através da localização do usuário), opção de mais de um idioma de atendimento e monitoramento proativo. O valor dos pacotes poderá variar de acordo com o número de linhas ativadas sendo adaptável à necessidade de cada cliente.

Fonte: Computer World.

Oliveira Lima

Oliveira Lima

Oliveira Lima atua na área de segurança da informação há 10 anos, especialista em Pentest, Analise de vulnerabilidades e Hardering. Dedica-se também a pesquisas e analise de malware. Criou o Blog roothc.com.br, com intuito de manter o publico atualizado sobre noticias do mundo Linux e hacking, alem de dividir conhecimentos e propor debates.
Oliveira Lima