Bem essa é para vc que assim como eu evita acessar pontos públicos de internet, já se preocupando com Man-in-the-Midle, DNS spoofing, e tantas outras técnicas possíveis, eis que pesquisadores da Universidade de Liverpool criaram um vírus capaz de residir e ser transmitido em redes Wi-Fi abertas, e não somente entre computadores ou entre um computador e um servidor como acontece na maioria das vezes. Chamado carinhosamente de Chameleon (camaleão, em inglês), o código malicioso não é detectado por antivírus atuais, que procuram ameaças exclusivamente dentro das máquinas. Segundo seus criadores ele foi criado para pesquisa de segurança de redes, o malware é o primeiro a conseguir se espalhar por pontos de acesso Wi-Fi e a roubar dados dos usuários logados. Segundo os pesquisadores ele ainda opta por buscar pontos mais vulneráveis , evitando redes criptografadas e firewalls, foda né.

“Quando Chameleon ataca um ponto de acesso, ele não afeta como ela funciona, mas é capaz de coletar e mostrar as credenciais de todos os outros usuários conectados à rede (a NSA ia adorar ou já adora ??). Depois, o vírus procura outras redes Wi-Fi para se conectar e infectar”, detalhou o professor de segurança de rede da Universidade de Liverpool, Alan Marshall.

Segundo o pesquisador, o Chameleon só existe dentro dos laboratórios da Universidade de Liverpool; mas será mesmo? como o potencial para obter informações como este, e levando em consideração o atual cenário, será que ele só esta por la ?? . Bem ele foi criado com o objetivo é mostrar que é possível haver, no futuro, um vírus com esse comportamento solto em redes de todo o mundo e as empresas de segurança de rede devem estar preparadas. Espero que ele cumpra seu objetivo.

para mais informações clique aqui

Oliveira Lima

Oliveira Lima

Oliveira Lima atua na área de segurança da informação há 10 anos, especialista em Pentest, Analise de vulnerabilidades e Hardering. Dedica-se também a pesquisas e analise de malware. Criou o Blog roothc.com.br, com intuito de manter o publico atualizado sobre noticias do mundo Linux e hacking, alem de dividir conhecimentos e propor debates.
Oliveira Lima